SOLID – Princípios e definição

Salve, salve galera, hoje vamos falar sobre alguns principios de orientacao a objetos que sao muito uteis no dia-a-dia e que muitos desenvolvedores desconhecem. Se trata dos principios SOLID.

O termo SOLID se trata de uma abreviacao ( ou de um acronimo como preferir) das primeiras letras de 5 principios muito utilizados e que garantem uma maior estabilidade do codigo.

Os princípios são os seguintes:

  • Single responsibility principle (SRP) – Principio da responsabilidade unica ( Veja AQUI )
  • Open/closed principle – Principio aberto/fechado
  • Liskov substitution principle – Principio da substituição de liskov
  • Interface segregation principle – Principio da segregação de interface
  • Dependency inversion principle – Principio da inversão de dependência

Não vou entrar em detalhes deles por que iremos criar um artigo para detalhar cada um.

Ma de maneira geral temos em comum para todos:

  • Alta taxa de manutenção
  • Facilidade de testes
  • Maior aproveitamento
  • Fácil de estender
  • Garantir integridade da aplicação
  • Evitar códigos defeituoso
  • Evitar código duplicados
  • Etc.

Esses princípios parecem óbvios porem poucos desenvolvedores e ate mesmos arquitetos utilizam.

Eles garantem que temos uma padronizam e uma melhor utilização das ferramentas (independente da tecnologia) e que consigamos extrair o máximo delas.

Nos próximos artigos iremos abordar de maneira bem pratica cada um.

Ate a próxima galera.

Anúncios

Um pensamento sobre “SOLID – Princípios e definição

  1. Pingback: Single responsibility principle (SRP) – Principio da responsabilidade unica | Guilherme Silva Cardoso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s